Publicado por: Felipe Francisco | maio 28, 2008

2 Tutos de Rpg maker…

Traduzidos por mim =DD
Como sou da GemStone agora, terei que fazer outra coisa além de ficar na internet de bobeira xD
Ai vão alguns dos meus tutoriais traduzidos:

PanoMaps – Seu Mapa em Panoramas!
traduzido pela Gemstone
criado por Marcus

IMPORTANTE: Esse tutorial pode ser repostado normalmente em qualquer Forum, Site ou blog. Eu só peço para se postarem, postem do jeito original. Se for mudado, avisem no título do tópico a mudança. Obrigado.

Todos os Tilesets de RMVX são baseados em took-hit mapping. (saquele sistema de “X” ou “O” para poder passar por certos lugares…). A Enterbrain ressuscito o systema de panorama, o qual foi extinto do RMXP. Com panoramas, um bom artista pode criar mapas com mais flexibilidade e estilo do que aqueles chipstes normais… Esse tutorialirá mostrar o uso geral de panoramas e outros sistemas avançados de criação de mapas. Esse processo ficou perfeito nas mãos do RMVX, pois possui recursos a mais do que o 2k e 2k3…

GUIA PARA INICIANTES EM PANORAMAS:
Um panorama (ou parallax, como a Enterbrain o denomina) é uma figura que pode ser mostrada na mais baixa camada possível (fundo). Todo objeto, incluindo tilesets, charsets, pictures e animations, aparecem sobre essa camada. São normalmente usadas como fundos somente para “enfeitar”.. mas podem ser usados com métodos mais avançados de mapeamento.

Primeiro, Crie um mapa e lote-o de grama =D (esse passo não é necessário mas ajudará você a entender o editor de mapa).


http://i251.photobucket.com/albums/gg312/a…h_beginner1.png

Depois, clique com o botão direito no mapa e selecione “Propriedades do mapa”


http://i251.photobucket.com/albums/gg312/a…h_beginner2.png

Você verá uma pequena área escrito “Parallax BackGround”. Isso é onde escolhemos o panorama para o mapa.


http://i251.photobucket.com/albums/gg312/a…h_beginner3.png

Clicando na ultima caixa você poderá selecionar um panorama de sua lista. Você pode importar o seu próprio panorama usando a o “import” do maker. Verifique que você checou a caixa de “Mostrar no Editor”. Clique OK.

Agora, você provavelmente está pensando por que você não pode ver nada… isso é porque nós não temos nenhuma parte transparente no mapa. Panoramas só aparecem quando o tile transparente está no mapa. Secione o Tile transparente da Aba “A” e encha o mapa inteiro com ele. Veja que em quanto você coloca os tiles transparentes o Panorama vai aparecendo.


http://i251.photobucket.com/albums/gg312/a…h_beginner4.png

Se você não pode ver o panorama, é porque você não pegou os tiles transparentes da Aba “A” ou você não checou a caixa “mostrar no editor” nas propriedades do mapa.


http://i251.photobucket.com/albums/gg312/a…h_beginner5.png

Panoramas mudam de tamanho de acordo com o tamanho do mapa. Por isso é bom escolher um panorama que pode ser bem-trabalhado. Por Exemplo, um panorama de montanha que eu selecionei, repete-se na horizontalmente e não verticalmente.


http://i251.photobucket.com/albums/gg312/a…h_beginner6.png

Por fim, você pode escolher panoramas para se moverem automaticamente. Abra as propriedades do mapa e cheque a caixa de “horizontal” ou “vertical”. Você pode por números nas caixas de “movimento automático”. Quanto maior o número, mais rápido é o movimento do panorama. Números negativos fazem ele ir na direção oposta.


http://i251.photobucket.com/albums/gg312/a…h_beginner7.png

Parabéns! Você agora já sabe o básico sobre panoramas!! Com um pouco de criatividade, você pode fazer ótimos mapas usando eles em seu jogo =D

CRIANDO MAPAS COM PANORAMAS

Aqui estão alguns exemplos de mapas panorâmicos de alguns jogos:


Sunset Over Imdahl, por Teo (Traduzido pela GemSotone também, clique aqui para vê-lo) não foi o 1º jogo a usar panoramas a se tornar popular


Twin Foxtail’s Rainbow Nightmare usou panoramas e figuras para criar um mundo todo animado


Grave Spirit usou uma mistura eclética de tilesets e panoramas para fazer um atmosfera bem assustadora.

Enquanto gráficos pré-redenrizados nos RPG dos anos 90 não tinha nada de novo, SaGa Frontier 2 criou gráficos CGI desenhados e pintados à mão!

COMO FAZER SEU PRÓPRIO
Como no RM2K, criadores de jogos procuram formas de evitar o sistema de mapping limitado. Infelizmente, o RMXP removeu a opção de ver Panoramas no editor, o que tornou o Panomap (mapas baseados em panoramas) um processo muito difícil (uma vergonha considerando a grande criação do RMVX que foi o “enviado de Deus” xD). Enquanto alguns jogos tentaram usar o sistema de Panomap, RMXP completamente abalou as pessoas que gostavam e usavam esse sistema. RMVX trouxe isso de volta o que foi, na minha opinião, a maneira superior de fazer mapas. Não só Panomaps mais flexíveis do que os mapas normais, mas a aparência e o estilo deles fica bem melhor em mãos de artistas experientes =]

Primeiro, determine a largura do seu mapa. Lmebre-se que a resolução normal do RMVX é menor que a do RMXP, mas os tiles ainda possum 32×32 :P. Tente deixar o tamanho dos objetos relativos aos charsets ou você vai querer um mapa gigante com pouca visão? Nesse tutorial, estarei usando um mapa de tamanho 25×19.


http://i251.photobucket.com/albums/gg312/a…h_advanced1.png

Abra o seu editor de imagens favorito e desenho o mapa. O tamanho do seu mapa deve ter a largura e a altura do mapa feito no RPG Maker 32x. Se o mapa criado for de 25×19, o desenho tem de ter 800×608. Se o mapa não for divisível por 32, então você terá problemas com os próximos passos. Salve a imagem final como jpeg em qualidade média ou qualidade alta, importe-a para o RMVX como parallax.

[img]http://i251.photobucket.com/albums/gg312/angryblackguy/Panorama%20Tutorial/map.jpg[img]
http://i251.photobucket.com/albums/gg312/a…utorial/map.jpg

O Próximo passo vai consumir tempo pois envolve a criação de áreas que sobrepõe os charsets. Abra sua imagem (eu sugiro usar um editor com camadas e transparência, como o GIMP ou Photoshop) e pintura de algumas peças do mapa nas qual o seu personagem pode ficar na frente. Pense que essa será a sua 2ª camada

Agora, esse é a parte da “brincadeira”. Aumente a largura da moldura (Canvas), multiplicando a largura por 3 e a altura por 4. Salve o arquivo como PNG (para preservar a transparencia) e coloque o símbolo de dinheiro ($) antes do nome (ex: $imagem). Isso faz com que o RMVX reconheça isso como imagem de objetos e quebre a imagem em charsets 1/3 em largura e ¼ em altura. Foi por isso que nós aumentamos a largura e a altura da moldura, nós burlamos o editor de seleção e a imagem inteira vira um charset no qual você pode moldá-lo de qualquer jeito.


http://i251.photobucket.com/albums/gg312/a…/th_mapchar.png

Importe o arquivo para seu projeto como charset.

Enfim, abra o Tileset E (ou edite o Tileset A, mas Eu prefiro deixar o RTP fora disso) e pinte um tile com um “X” vermelho no meio. Se você quiser, clique com o botão direito e salve a atual imagem e use o “resource importer” para salva-la numa pasta de seu sistema. Discutimos isso depois.


http://i251.photobucket.com/albums/gg312/a…orial/TileE.png

Agora, e hora de coloca-lo junto ao mapa! Vá em Tilesets E mude o modo de passar do tile do X vermelho e o 1º tile depois do X vermelho para bloqueado também (x). Depois, mude o 3º tile para “O” (herói pode passar). Preencha o mapa todo com o 3º tile.


http://i251.photobucket.com/albums/gg312/a…h_advanced2.png

Pegue o X vermelho e bloqueie as áreas que você não quer que o jogador ande. Se você fez o mapa baseando-se no andar do herói, fica mais fácil bloquear, se não, você terá o herói andando em lugares “quebrados”.


http://i251.photobucket.com/albums/gg312/a…l/advanced3.png

Coloque o Charset de sobreposição que nos fizemos no meio do mapa para se alinhar ao panorama. Você terá da arrumar aglumas coisas para ficar perfeito. Lembre-se de deixar a prioridade em “Sobrepor o Herói” no editor de Evento. Assim, todos os char andaram sob os charstes criados para sobrepor…


http://i251.photobucket.com/albums/gg312/a…l/advanced4.png

E por fim, encha o X vermelho com o tile transparente. Então ele não aparecerá durante o jogo (isso deixaria seu mapa muito feio o.o’).


http://i251.photobucket.com/albums/gg312/a…l/advanced5.png

Agora é Só jogar o seu jogo com PanoMaps!!!</div>
</div>

FAÇA JÁ O DOWNLOAD DA DEMO DOS PANOMAPS!


http://i251.photobucket.com/albums/gg312/a…orial/final.png

Nota: Você deve ter o RTP do VX instalado para Jogar

Panorama_Tutorials.exe – 0.69MB (ainda não deu tempo de traduzir)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: